quarta-feira, junho 29, 2011
segunda-feira, junho 27, 2011
O Oxímoro de Pichia s.
Pois bem, como prometido, aqui está uma breve descrição dos problemas que afectam o meu projecto.
O objectivo deste trabalho prendia-se com a optimização do protocolo do trabalho denominado respirometria. Este trabalho consiste na utilização do método estático da desgaseificação e o método dinâmico da desgaseificação com especial atenção aos parâmetros cinéticos da cultura microbiana que são possíveis de retirar do último.
Após a realização do 1º ensaio de fermentação com a levedura Pichia stipitis verificou-se que, apesar de uma curva de crescimento perfeita, o consumo de açúcares não se adequava ao crescimento verificado do microorganismo. Por outro lado, todos os parâmetros de consumo de oxigénio encontravam-se em conformidade com o esperado.
Como se pode ver, não existe praticamente consumo de açúcar, enquanto que na biomassa é possível identificar um crescimento adequado. Como é que existia aumento da biomassa sem ocorrer consumo de açúcar? Milagre!
Após vários ensaios, com resultados semelhantes, finalmente encontrou-se uma solução ao mudar de microorganismo: de Pichia stipitis passou-se para Saccharomyces cerevisiae. Este ponto foi fulcral, pois permitiu verificar o crescimento e o consumo de substrato.Desta forma, o próximo passo é reduzir a concentração inicial de açúcar, que era de 8g/L e verificar o comportamento desta nova levedura às variações das condições do meio.
É esperado que se repitam os resultados, no entanto o consumo de açúcares será melhor visível, e a concentração final será bastante menor.
Espero que esta pequena explicação demonstre um pouco do meu trabalho.
beijo grande gatinha
quarta-feira, junho 22, 2011
Porque...
Só porque hoje decidi que não ia dormir sem fazer um post no meu blog, agora que tenho os fabulosos botões dinâmicos do Firefox 5!
Pois, passo a explicar: sendo eu uma pessoa que se preocupa com o minimalismo e a funcionalidade das suas ferramentas do dia-a-dia, desde logo notei que a adição de barras de bookmarks etc por baixo da barra de endereços no meu browser iria roubar muito espaço ao meu pequeno ecrã de 15'. Desta forma tenho o melhor dos 2, uma barra de bookmarks e um browser com o máximo de espaço possível e totalmente personalizavel.
Ao tempo que eu já tinha idealizado esta ferramenta, e ontem as minhas inúmeras preces foram atendidas! Claramente, sou uma pessoa que está a frente do seu tempo. Já antes de existir o sistema de tabs on top já eu tinha um plugin no meu velhinho firefox 3 que fazia o mesmo.
Anyway, agora melhorei bastante a minha qualidade de vida, e com um simples incremento.
E qual será o website da semana? pplware.sapo.pt, claro está. Nota-se aqui um padrão, não nota?
Subscrever:
Mensagens (Atom)