quarta-feira, maio 19, 2010

Porque mais vale saber muito de uma coisa, que pouco de coisa nenhuma

As conversas com o gafanhão são sempre imensamente produtivas. Com o futuro não se brinca. Quando no workshop de BT em Aveiro somos confrontados com uma data de chavões, nada a que não estejamos já habituados de outras palestras, tais como I&D, adaptabilidade e empreendedorismo eu nunca sou capaz de pôr de lado o quão irónico me soam essas palavras. Teoricamente, um bom aluno deveria sair da universidade com capacidades e competências que lhe permitissem desenvolver algo, ter ideias e pô-las em prática de forma eficaz e prática, no entanto acho que não é isso que acontece. Todos nós saímos daqui com esperanças de arranjar trabalho numa empresa, praticar boa ciência e obter bons resultados. Se me perguntam se estou minimamente pronto para isso eu tenho que responder um redondo não. Não me sinto pronto. Se este desafio de arranjar trabalho já me parece herculeo, quanto mais não ser+a criar algo do nada. É mesmo uma hipocrisia pensar que todos nós estamos aptos ou que seremos capazes de criar. As ferramentas que nos dão não são suficientes. Talvez seja a partir daqui que o talento tem de entrar em prática. Mas o que me trouxe aqui foram mesmo os chavões do desenvolvimento pessoal. Em todas estas palestras sempre foi muito bonito falar naquelas palavras, mas onde estão os dados concretos? Onde está a informação que nos vai permitir fazer escolhas ponderadas? É tão fácil fazer a escolha errada e tão complicado acertar na certa. Eu só queria que nos dessem informação, que nos dissessem o que seria mais vantajoso e que nos permitisse considerar qual o caminho mais indicado para o sucesso. Não, eu não quero contar com a papinha feita, apenas quero saber aquilo que a experiência lhes mostrou. Para mim, escolher um mestrado acertado faz todo o sentido, independentemente de acabar a fazer aquilo que me foi ensinado ou não. Nesta encruzilhada apenas quero escolher o melhor caminho.

7 comentários:

Unknown disse...

AH! 1º post 2010!

Unknown disse...

És um totó que comenta os próprios posts! E não digo que gosto de ti porque tu és mau e não me dizes uma coisa que eu quero saber!

Unknown disse...

És um totó que comenta os próprios posts! E não digo que gosto de ti porque tu és mau e não me dizes uma coisa que eu quero saber!

Unknown disse...

E chato!

Unknown disse...

Gosto de ti :P

Unknown disse...

xD 5 comments so para dizer que gostas de mim. podias ter dito logo no 1º

Unknown disse...

Estica-te estica-te que para a próxima não te faço nenhum!